Perfil

Home / Perfil

O Instituto Abreu e Lima (IAL), entidade sem fins lucrativos, destina-se a atividades multiculturais e de intercâmbio de idéias e projetos de cunho lúdico, educacional e social. As atividades desenvolvidas sob a sua chancela, deverão naturalmente extrapolar os limites das suas instalações, atingindo e movimentando áreas do seu entorno, com a participação e o envolvimento do público: sejam em forma de apresentações cinematográficas, eventos gastronômicos, teatrais, circenses, musicais, de dança latino americana, cursos, palestras e oficinas, sejam em forma de solenidades cívicas e de homenagem aos nossos heróis. Tudo de forma harmônica e naturalmente integrada às manifestações culturais e artísticas já tradicionais, inerentes ao Município de Olinda. Este perfil representa e perpetua simbolicamente o pensamento de Abreu e Lima, defensor incansável da liberdade de expressão e de pensamento e um herói sem fronteiras.

As instalações do Instituto estarão disponíveis também para reuniões e eventos promovidos pelos órgãos da administração pública, como simpósios e congressos, entre outros. Receberá, de acordo com o seu estatuto, doações oriundas de entidades públicas e privadas, destinadas às suas atividades peculiares, e à construção do Memorial General Abreu e Lima.

No transcurso das atividades do Instituto Abreu e Lima (IAL), será sempre destacada a importância de José Inácio de Abreu e Lima no cenário latino americano, enquanto general de Simón Bolívar, personagem de destaque nas batalhas que determinaram a independência da Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela. Tanto um quanto o outro, companheiros de batalhas e irmãos na amizade inquebrantável que os unia, deverão figurar como ícones principais e permearão toda e qualquer atividade do Instituto Abreu e Lima. Deve-se ressaltar que é cada vez mais necessário o resgate da memória do grande patriota e herói brasileiro, pernambucano e socialista. Entendemos que a nossa história lhe deve uma justa e merecida acolhida, negada durante mais de um século pelas ditaduras que se sucederam no Brasil, que desgraçadamente prestaram um lamentável desserviço à cultura e ao progresso da Nação.

Em consonância com a relevância de Abreu e Lima e de sua memória, entendemos que a área destinada deva possuir um bom nível de localização e de visualização, além de dispor de espaço para a realização dos mais diversificados eventos. É mister registrar que o Instituto Abreu e Lima, com o seu perfil de caráter empreendedor e alma pernambucana e, sobretudo olindense, pretende destacar-se como pólo de integração e intercâmbio permanente de manifestações culturais e artísticas entre os povos latino americanos, garantindo maior inserção do Município na mídia, e conseqüentemente, permitindo maior divulgação acerca de nossa história, em paralelo com um grande incremento relativo ao turismo, sustentáculo econômico da nossa querida e brava Marim dos Caetés.

Pelo exposto, entendemos o nosso pleito como justo, necessário e em completa sintonia com a atual conjuntura.

 

Ephrem Abreu e Lima – Presidente

 

Desejamos ressaltar que recebemos a prestigiosa e importante doação de toda a biblioteca – inclusive de obras raras – do Exmo. Dr. Desembargador Manuel Alves da Rocha, novo membro do Conselho de Cultura do IAL. A este respeitável e patriota homem, agradecemos em nome de todos aqueles que compõem o IAL e que poderão dar andamento às obras e causas sociais. Em breve, estaremos pondo à disposição de todos os interessados o acervo recebido.

Leave a Comment